Contardo Calligaris é psicanalista, doutor em psicologia clínica (Université de Provence) e colunista da Folha de S.Paulo. Italiano, hoje vive e clinica entre Nova York e São Paulo. Foi professor de estudos culturais na New School de Nova York e professor convidado de antropologia médica na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Também faz parte do corpo docente do Institute for the Study of Violence, em Boston. Além de escritos clínicos, seus livros em português são "Crônicas do Individualismo Cotidiano" (Ática, 1996), "Hello Brasil!" (Escuta, 2000 [6a ed.]) e "A Adolescência" (série "Folha Explica", Publifolha, 2001). Tem também vários textos publicados em revistas e antologias, entre elas "Ilha Deserta - Livros" (Publifolha, 2003).
Demétrio Magnoli, sociólogo e doutor em geografia humana pela USP, integra o Grupo de Análises de Conjuntura Internacional da USP, é colunista de “O Estado de S. Paulo” e “O Globo” e autor do livro Uma gota de sangue – história do pensamento racial (Contexto, SP, 2009).
Flávio Gikovate é médico-psiquiatra formado pela USP em 1966. Trabalha com psicoterapia breve, tendo atendido mais de nove mil pacientes. É conferencista e autor consagrado, com várias obras publicadas – inclusive no exterior –, que somam quase 1 milhão de livros vendidos.
Frank Usarski é doutor, com tese sobre os mecanismos e motivos da estigmatização pública de novos movimentos religiosos na Alemanha Ocidental e possui pós-doutorado na área de Ciência da Religião pela Universidade de Hannover, na Alemanha, sobre o papel das religiões nas Exposições Mundiais entre 1851 e 1900. Desde sua chegada ao Brasil em 1998, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Em 2009, obteve o título de Livre Docente na área de Ciências da Religião pela PUC-SP. Entre suas atividades acadêmicas, destacam-se a pesquisa, o ensino e diversas publicações sobre as religiões orientais, bem como sobre a história e o perfil atual da ciência da religião. Além disso, é fundador e coordenador da Revista de Estudos da Religião – REVER – e líder do grupo de pesquisa Centro de Estudos de Religiões Alternativas de Origem Oriental no Brasil – CERAL.
Jorge Forbes é psicanalista e médico psiquiatra, em São Paulo. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP - Faculdade de Medicina (Neurologia). Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII. A.M.E. - Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Europeia de Psicanálise. Membro da Associação Mundial de Psicanálise - AMP. É um dos principais introdutores do ensino de Jacques Lacan no Brasil, de quem frequentou os seminários em Paris, de 1976 a 1981. Teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi o primeiro diretor-geral. Preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana - IPLA e o Projeto Análise (www.projetoanalise.com.br). Dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano - USP.
Leandro Karnal é historiador. Atualmente ministra aulas na UNICAMP na área de História da América e tem publicações sobre ensino de História. É autor de Teatro da Fé (Editora Hucitec); História na Sala de Aula (Editora Contexto) e Estados Unidos - a formação da nação (Editora Contexto). Possui graduação em Historia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo(1994). Foi também curador de diversas exposições, como A Escrita da Memória, em São Paulo. Colaborou na elaboração curatorial de museus, como o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.
Luiz Felipe Pondé é filósofo, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, professor da pós-graduação em ciências da religião da PUCSP, da Faculdade de Comunicação da FAAP e professor convidado da pós-graduação em ensino das ciências da saúde da Escola Paulista de Medicina, UNIFESP; colunista da Folha de S Paulo; autor, entre outros títulos, Crítica e Profecia, filosofia da religião em Dostoeivski, ed. 34, O Homem Insuficiente, Edusp, O Conhecimento na Desgraça, Edusp, e Do Pensamento no Deserto, ensaios de filosofia, teologia e literatura, Edusp.
Marco Antonio Villa é um historiador brasileiro. Ele possui mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em História Social pela USP (1993). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos.
Oswaldo Giacóia Júnior é um filósofo e professor brasileiro, atualmente livre docente e professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Graduou-se em Direito, no ano de1976, pela Universidade de São Paulo, e em Filosofia, no mesmo ano, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem seu mestrado em Filosofia, em 1983 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (com tema de título "Discurso Filosófico e Discursos Científicos", sob orientação de Bento Prado Jr.), e doutorado em Filosofia, no ano de1988 pela Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin), com tema de título "Von der Kuntmetaphysik Zur Genealogie der Moral: wege stege der Kulturphilosophie Nietzsches, e orientação de Reinhart Klemens Maurer. Pós-Doutorado pela também Freie Universität Berlin 1993-1994, pela Universidade de Viena 1997-1998 e Universidade de Lecce 2005-2006.
Renato Janine Ribeiro é professor de Ética e Filosofia Política na USP, é autor de vários livros na sua área, bem como colunista do jornal “Valor econômico”, às segundas-feiras. Lecionou na Universidade de Columbia, em Nova York, e foi diretor da Capes, em Brasília. Entre seus livros, está A etiqueta no antigo regime e O afeto autoritário – televisão, ética, democracia.
Viviane Mosé (Espírito Santo, 16 de janeiro de 1964) é poetisa, filósofa, psicóloga psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. Mestre edoutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou sua tese de doutorado Nietzsche e a grande política da linguagem em 2005 pela editora Civilização Brasileira.
Professor da Faculdade de Filosofia da USP, é autor do livro "A esquerda que não teme dizer seu nome".
Franklin Leopoldo e Silva
Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Franklin Leopoldo e Silva
Formado
em Filosofia pela USP, onde obteve os títulos de mestre, doutor e de
livre-docência. É professor titular aposentado de História da Filosofia Moderna
e Contemporânea da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma
universidade e, atualmente, é professor visitante da UFSCar.
Especialista
em Descartes, Bergson e Sartre, escreveu inúmeros artigos e participou de
várias coletâneas.
É
autor de O Conhecimento de Si (Casa do Saber/Casa da Palavra,
2011), Felicidade: dos
filósofos pré-socráticos aos contemporâneos (Claridade, 2007), Descartes: a metafísica da
modernidade (Moderna, 2006),
Bergson: intuição e discurso filosófico (Loyola, S/D) e Ética e literatura em Sartre (Edunesp, 2004).Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Filósofo anarquista brasileiro, autor de uma série de
publicações fundamentais que o tornaram um dos principais expoentes da pedagogia
libertária no Brasil. Em 1986 Gallo se formou no curso de Filosofia pela Pontifícia
Universidade Católica de Campinas.
Em 1990 tornou-se mestre em Educação pela Universidade
Estadual de Campinas. Em 1993 recebe o título de doutor em Educação
também pela Universidade Estadual de Campinas.
Doutor em Filosofia, Pontificia Università Gregoriana, Roma, 1970. Professor
do Quadro de Mestrado em Filosofia da FAJE.
Doutor em filosofia pela Universidade de St. Andrew, Grã-Bretanha, é
professor titular do Departamento de Filosofia da PUC-Rio (que dirigiu entre
1986 e 1989) e professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade
Federal Fluminense, ministrando cursos sobre filosofia da linguagem e história
da filosofia em níveis de graduação e pós-graduação. É também vice-reitor
acadêmico da PUC-Rio. Com mais de vinte anos de experiência no magistério,
Danilo Marcondes escreveu os livros didáticos Iniciação à história da
filosofia (10ª ed. revista 2006, mais de 30.000 exemplares vendidos)
e Textos básicos de filosofia (4ª ed. 2005, mais de 16.000 exemplares
vendidos). É autor também dos paradidáticos Filosofia analítica (2004)
e A pragmática na filosofia contemporânea (2005), publicados na
coleção Passo-a-Passo, e co-autor do Dicionário básico de filosofia (com
Hilton Japiassú, 4ª ed. atualizada 2006, mais de 30.000 exemplares vendidos),
todos publicados por essa editora. Escreveu ainda Language and
Action: A Reassessment of Speech Act Theory (Londres, John Benjamins,
1984).
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (1964), graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(1965) e doutorado de Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(1968). Pós-Doutorado na Universidade de Erlangen-Nürnberg (1969-1972), na Universidade
Livre de Berlim (1981), na Universidade de Freiburg (1989), e outros,
igualmente na Alemanha. Atualmente é Professor Titular na Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde coordena o grupo de pesquisa
Linguagem e Hermenêutica, junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia -
Mestrado e Doutorado. Tem experiência em diversas áreas da Filosofia, com
ênfase em Metafísica, História da Filosofia, Epistemologia e Antropologia
Filosófica, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento de Martin
Heidegger, fenomenologia, hermenêutica, Direito e questões da cultura.
Possui graduação em - pontificio atheneo antoniano (1959), mestrado em -
Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (1962) e doutorado em De Universa
Philosiphia - Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (1963). Professor titular
emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor titular da
Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em
História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia,
ética, verdade, historia e pensamento.
Olgária Matos é filósofa. Possui graduação em filosofia pela
Universidade de São Paulo (USP, 1970), mestrado em filosofia pela Université
Paris i (Panthéon-sorbonne, 1974) e doutorado em filosofia pela Universidade de
São Paulo (USP, 1985). Professora titular do departamento de filosofia da
Universidade de São Paulo (USP).
Possui graduação pela Universidade de São Paulo (1973), doutorado em
Filosofia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1978) e
pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Atualmente é
Professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área
de Filosofia.
Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado –
Universidade de Freiburg, Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da
UERJ, Presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia, Autor de O instante
extraordinário: Vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche (2003),
Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e técnica no pensamento de Martin
Heidegger (2006), Compreender Heidegger (2009).
Antonio Joaquim Severino
Professor titular, aposentado, de Filosofia da
Educação na Faculdade de Educação da USP, ora atuando como docente colaborador.
Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em
1964. Na PUCSP, apresentou seu doutorado, defendendo tese sobre o personalismo
de Emmamuel Mounier, em 1972. Prestou concurso de Livre Docência em Filosofia
da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Em 2003, prestou concurso
de titularidade. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação
em Educação da Uninove, Universidade Nove de Julho, de São Paulo, onde lidera o
Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação - GRUPEFE. Dentre suas
publicações, destacam-se Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 21.
ed. 2000); Educação, ideologia e contra-ideologia. (EPU, 1986); Métodos de
estudo para o 2o. Grau (Cortez, 1987; 5. ed. 1996); A filosofia no Brasil
(ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez, 1992; 5. ed. 1999); Filosofia da Educação
(FTD, 1995; 2. ed. 1998); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento,
política e educação (Vozes, 1999), Educação, sujeito e história (Olho d´Água,
2002) e vários artigos sobre temas de filosofia da educação. Seus estudos e
pesquisas atuais situam-se no âmbito da filosofia e da filosofia da educação,
com destaque para as questões relacionadas com a epistemologia da educação e
para as temáticas concernentes à educação brasileira e ao pensamento filosófico
e sua expressão na cultura brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário