.

.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

52 - Giorgio Agamben


Giorgio Agamben (1942) filósofo italiano, graduado em Direito, editor na Itália da obra do filósofo alemão Walter Benjamin, nasceu na cidade de Roma, em 1942. Atuou como professor na Universidade de Verona e na New York University, antes de se insurgir contra a linha de segurança adotada pela gestão do Presidente George Bush, recusando-se assim a cruzar as fronteiras norte-americanas.
Hoje ele é professor de Estética e Filosofia Teorética na Universitá IUAV, na cidade de Veneza. Em sua obra ele exercita essencialmente a interação entre a filosofia, a literatura, a poesia e principalmente a política. Este filósofo vem, ao longo do tempo, elaborando uma vasta obra, com a qual ele pretende tecer reflexões sobre o comportamento político do Homem contemporâneo.
Agamben, ex-pupilo de Martin Heidegger, tem vários livros traduzidos no Brasil. Ao contrário de seus contemporâneos Toni Negri, pensador marxista anti-globalização, e Gianni Vattimo, que cultiva uma ética da incerteza, Agambem é um filósofo que não se aventura a apontar muitas soluções para os desafios atuais, nem revela euforia diante das novidades. Ele tem concorrido significativamente para o desenvolvimento da filosofia política atual, principalmente na esfera da meditação bio-política.

David Rubens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...