.

.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

40 - Filosofia de André Comte-Sponville


André Comte-Sponville (Paris, 12 de março de 1952), filósofo materialista francês. Ex-aluno da École normale supérieure da rue d’Ulm, foi amigo de Louis Althusser.
Desde 2008 é membro do Comitê Consultivo Nacional de Ética do seu país.
Comte-Sponville utiliza o referencial de Jean Paul Sartre, que já havia dito que “todos somos responsáveis por todos” e de Dostoievsky, “somos todos responsáveis por tudo, diante de todos”.
Em sua obra “O capitalismo é moral?”, que é a transcrição de uma conferência, tenta demonstrar a amoralidade do capitalismo, já que como técnica, a economia é exterior a toda preocupação moral. Comte-Sponville define então quatro ordens, no sentido pascaliano do termo :
1.                     ordem econômico-tecno-científica
2.                     ordem político-jurídica
3.                     ordem da moral
4.                     ordem da ética ou ordem do amor
Considera a possibilidade de existência de uma quinta ordem, a ordem do divino, mas, sendo ateu, pensa que seja dispensável. Mas ele acredita na possibilidade e na necessidade de uma espiritualidade ainda no ateismo. De fato, Comte-Sponville encontra no ateísmo uma fonte mais legítima da Ética, da adoção de valores humanos já não apesar de não acreditar na existência do divino, senão justamente por ser o humano possuidor de consciência e de valores que não dependem da fé em divindade nenhuma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...